PL de Caio André propõe plano de saúde vitalício para ex-vereadores de Manaus
A Câmara Municipal de Manaus está em vias de discutir o Projeto de Lei nº 456 de 2024, que sugere a continuidade do plano de saúde para ex-vereadores, mesmo após o término de seus mandatos. O projeto é liderado pelo ex-vereador Caio André (União Brasil) e propõe que ex-parlamentares mantenham o benefício, desde que custeiem integralmente os valores do plano de seus próprios recursos.
Embora o projeto indique que o plano de saúde será custeado pelos próprios ex-vereadores, o tema gerou repercussão, especialmente diante do cenário em que grande parte da população manauara enfrenta dificuldades no sistema de saúde pública. Justificativas associadas ao projeto mencionam a “vulnerabilidade” que a perda de um cargo político pode acarretar, sugerindo que o plano de saúde auxiliaria os ex-parlamentares a enfrentarem a fase de transição para a vida civil.
Além de Caio André, outros ex-vereadores como Glória Carrate (PSB) e Lissandro Breval (PP) estariam entre os interessados em manter benefícios como o plano de saúde após o fim de seus mandatos. Com isso, o projeto representa uma continuidade de acesso a serviços médicos em caráter diferenciado, levantando debates sobre moralidade pública e a equidade entre servidores públicos e cidadãos comuns.
Especialistas em ética pública questionam a pertinência do projeto, destacando a importância de evitar privilégios excessivos no setor público. Contudo, o projeto segue para análise e votação na Câmara Municipal.
O intuito desse portal e levar informação sem distorção ao povo, no que diz respeito as autoridades, além de fiscalizarmos seus trabalhos em nossa cidade!