O pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Amom Mandel (Cidadania) já acumula duas derrotas na Justiça Eleitoral após tentar silenciar críticas dos também pré-candidatos Marcelo Ramos (PT) e Wilker Barreto (Mobiliza). Mandel por meio do partido do qual é filiado, tentou retirar duas publicações de vídeo dos rivais, no qual é criticado por discursos da pré-campanha.
Em um deles, Marcelo Ramos faz ressalvas a narrativa de que o discurso sobre a “velha política” adotado por Amom não passa de hipocrisia, já que ele critica gestões atuais, mas não adotou medidas em favor da cidade enquanto deputado federal.
Nesse caso, o juiz eleitoral Roberto Santos Taketomi, em decisão divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE)-AM, decretou que os comentários “este discurso é velho, eu acho que já ouvi essa conversa” e “Manaus já caiu duas vezes nessa conversa, com Wilson Lima e David Almeida” não imputaram nenhum fato ofensivo à reputação de Amom e manteve o vídeo no ar.
Apesar disso, o vídeo de Ramos foi derrubado em um segundo momento, pelo mesmo juíz, devido ao impulsionamento feito nas redes sociais, com objetivo de ampliar o alcance da crítica. Por isso, desta vez, o petista republicou o conteúdo sem impulsionar.
Não sabe brincar, não desce pro Play
No caso do processo contra Wilker Barreto, a derrota de Amom foi decretada pelo juíz Glen Hudson Paulain Machado, que numa decisão semelhante a que manteve o vídeo de Marcelo Ramos no ar, desconsiderou a violação do “limite razoável e proporcional da disputa eleitoral”.
Mandel contestou várias publicações, que foram mantidas. Por isso, Wilker postou a vitória nas redes sociais e aproveitou para alfinetar o pré-candidato do Cidadania.
“Quem não aguenta brincar, não desce pro play“, o político expressou seu desdém pela tentativa de Mandel de silenciá-lo. Barreto argumentou que suas ações estavam dentro dos limites legais e que ele apenas exercia seu direito de cobrar publicamente seu concorrente.
“Tem pré-candidato que não aguenta ser cobrado agora. (…) Amom, são cobranças públicas. (…) Se você acha que te chamar para o debate é uma ofensa e tu vai me processar, aproveita e compra logo uma resma de papel”, disparou Barreto no vídeo, evidenciando sua disposição para continuar o embate político.
Amom não fez qualquer publicação ou se manifestou a respeito das derrotas judiciais.